domingo, 19 de outubro de 2008

FILMES ESSENCIAIS

Alguns filmes na vida da gente, ocupam um papel essencial em nossa biografia. Alguns, por marcarem uma fase da vida em especial, outros por serem formadores de opinião, outros por causarem um impacto emocional tão forte, que simplismente não conseguimos esquecer. Tenho alguns bem fortes na minha memória, como "Sociedade dos Poetas Mortos", por marcar uma fase minha, de profundo idealismo e desejo de liberdade.
Outro, que lembro ter saído chocada do cinema, foi Seven... Brad Pitt estava viceral e bem, a história é de uma crueza e violência impressionantes. Saí pertubada do cinema, sobretudo porque na cena final o público gritava em transe : mata, mata ele!!!
Semana passada assisti o incensado "Ensaio sobre a cegueira", do Fernando Meirelles, diretor que gosto pelos outros filmes que conheço ( Cidade de Deus e O Jardineiro Fiel). O Filme é extremamente pertubador, incomum. Conta a história de pessoas que ficam repentinamente cegas, e que vão sendo sistematicamente isoladas em colônias. Quando um jovem médico se vê acometido de tal cegueira, sua mulher, magistralmente interpretada por Juliane Moore, finge-se de cega, para acompanhá-lo. Lá, sendo a única capaz de enxergar, vê a degradação sistemática da sociedade, a perda dos valores éticos, o fundo do poço.
É um filme pra bons estômagos. Se estiver a fim de morrer, não vá ver. Porém, é um filme necessário, absurdamente essencial.

2 comentários:

JM João Miguel disse...

Com certeza tem filmes que mexem com a gente...

Nos meus miseros 27 anos tenho N filmes que me marcaram...

Cada um dando uma lição, arrancando, sorrisos e lagrimas...

BJs !

BETA disse...

Pois é, João... é a arte formando pessoas, e pessoas fazendo arte.Beijão!